Bem vindo

Sobre este curso

Este curso tem como objetivo introduzir o Framework Javascript Vue.js para o desenvolvimento de aplicações que chamamos de SPA - Single Page Applications, isto é, aplicações de página única. Este conceito é o inverso dos sistemas Web mais comuns onde cada funcionalidade é uma página ou uma requisição que contém uma página completa. No desenvolvimento atual, existe uma separação muito clara entre frontend e backend, e o Vue.js entra no papel de framework frontend.

E a documentação oficial?

A documentação oficial que inclusive está em português pode ser lida antes desse curso. Lá você você verá diversas funcionalidades do Vue, só que funcionando em modo desconexo. Vários exemplos da documentação oficial usam o Vue através da sua própria instância, como por exemplo:

var app = new Vue({
  el: '#app',
  data: {
    message: 'Olá Vue!'
  }
})
1
2
3
4
5
6

O que pode ser confuso para quem está iniciando, e deseja ver um exemplo real em funcionamento. A minha dica é, use a documentação oficial para resolver pequenas dúvidas ou reler alguns dos conceitos do Vue.

Este curso visa suprir essa deficiência da documentação oficial, no qual queremos ver um exemplo real em funcionamento.

Porque existe a separação entre frontend e backend?

O desenvolvimento de sistemas vem passando ao longo dos últimos anos uma mudança significativa, motivada principalmente pela entrada dos dispositivos mobile como principal meio de uso e acesso aos sistemas. Antigamente, um sistema poderia ser 100% web e estaria atendendo aos requisitos básicos do cliente, mas hoje em dia o sistema deve ser capaz de ser web e mobile, independente do tipo de dispositivo mobile.

A comunicação entre frontend e backend é realizada através de RESTfull. Basicamente, o frontend acessa o backend via ajax, e o backend responde com algum dado no formato Json.